“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação; Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus. Porque, como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também é abundante a nossa consolação por meio de Cristo. Mas, se somos atribulados, é para vossa consolação e salvação; ou, se somos consolados, para vossa consolação e salvação é, a qual se opera suportando com paciência as mesmas aflições que nós também padecemos; E a nossa esperança acerca de vós é firme, sabendo que, como sois participantes das aflições, assim o sereis também da consolação” 2ª Coríntios 1.3-7 - (Almeida Revista e Atualizada - ARA).

Em tempos de dor, perdas e angústias, todos nós, em algum momento, clamamos por algo que alivie o peso da alma. Paulo chama Deus de Pai das misericórdias e Deus de toda consolação; e revela que essa consolação tem um propósito - nos curar para curarmos outros. A palavra “consolação” em grego (paraklēsis) não fala apenas de alívio emocional. Ela aponta para alguém que caminha conosco. Não é um gesto distante, mas uma presença viva, como a do Espírito Santo, o nosso Parakletos - Consolador.

1. ALGUÉM QUE CAMINHA AO NOSSO LADO - “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre” João 14.16. O Espírito Santo - consolador por excelência - é o próprio Jesus ao ‘nosso lado’ - nos fortalecendo, orientando, sustentando e nos fazendo lembrar das promessas. Ele não vem apenas para nos consolar, mas para andar conosco todos os dias.

Ø Como desfrutar do consolo do Espírito?

· Cultive intimidade com Ele: fale sempre com Ele, inclusive sobre dores e dúvidas.

· Ouça Sua voz na Palavra: Ele nos lembra quem somos em Cristo (Romanos 8.16).

· Permita que Ele te fortaleça no dia mau: mesmo em silêncio, Ele intercede por nós (Romanos 8.26) e derrama amor nos nossos corações (Romanos 5.5).

2. O REINO DE DEUS É RELACIONAL - “Porém Deus, que consola os abatidos, nos consolou com a chegada de Tito.” 2ª Coríntios 7.6. Paulo estava abatido. Mas Deus o consolou... através da visita de um amigo. Sim, o Senhor consola usando pessoas. Isso nos ensina que o Reino de Deus é relacional. Deus usa gente. Usa você e a mim.

Pergunte-se: a quem posso consolar hoje? Quem está vivendo o que já superei? Não se omita.

· “Muitas vezes, o conforto de Deus não vem por uma voz do céu, mas por um abraço terreno.” D. L. Moody

3. INSTRUMENTOS DE CONSOLO - “...nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação...” 2ª Coríntios 1.4. Nossa dor não é desperdiçada. Quando Deus nos cura, Ele nos transforma em instrumentos de consolação. O sofrimento se torna ponte. A presença dEle nos alcança não apenas para alívio, mas para missão. Você já venceu uma fase difícil? Então use essa experiência para alcançar alguém que ainda está nela. A dor vencida se torna ministério. Visite. Ligue. Compartilhe. Ore por alguém.

· “Deus nos consola para que sejamos instrumentos da sua consolação. Ele nunca desperdiça dor.” Matthew Henry

PARA PENSAR: Tenho reconhecido a presença do Consolador em minhas tribulações? O que estou fazendo com a consolação que recebi de Deus? Tenho sido “Tito” na vida de alguém?

CONSOLA'DOR (Cleiton Antonio, pr)